QUESTÃO AGRÁRIA E LUTA PELA TERRA NO CONTEXTO DO MST

  • Rose Riepe Souza UFFS - Campus Laranjeiras do Sul
  • Ana Cristina Hammel UFFS - Campus Laranjeiras do Sul
  • Vanessa Dutra UFFS - Campus Laranjeiras do Sul

Resumo

O referido escrito trata-se de uma síntese do primeiro capítulo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. A pesquisa intitulada “Luta pela Terra e Prática Pedagógica: A experiência da Escola Itinerante Herdeiros do Saber”, pretende analisar a prática pedagógica desenvolvida na Escola Itinerante Herdeiros do Saber no acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, município de Rio Bonito do Iguaçu/PR no contexto de luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. O presente resumo, objetiva refletir sobre a Questão Agrária no âmbito da luta pela terra do MST. Tendo em vista que, faz-se necessário compreender, primeiramente, a organização da posse e utilização da terra dada historicamente, para então analisar as ações edificadas pelo MST e a constituição de Acampamentos e Assentamentos. Para alcançar os objetivos propostos, esta sendo desenvolvida revisão bibliográfica, análise documental e diário de campo.

Publicado
15-12-2017