PERCALÇOS NA CONSOLIDAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO CHICO MENDES

  • Fabiana Gonçalves de Souza Claudio UFFS - Campus Laranjeiras do Sul
  • Alex Verdério UFFS - Campus Laranjeiras do Sul
  • Rose Riepe Souza UFFS - Campus Laranjeiras do Sul

Resumo

O presente escrito compreende a pesquisa em desenvolvimento vinculada ao trabalho de conclusão do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, Campus de Laranjeiras do Sul. A pesquisa tem por objetivo, a sistematização histórica do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes - CECCM localizado no Assentamento Celso Furtado, no município de Quedas do Iguaçu, Região Centro-Sul do Paraná, assim, a pesquisa busca principalmente uma análise da luta pela conquista do prédio escolar definitivo, visto que foram dez anos de espera (2007-2017) para que se concretizasse a construção da estrutura física na comunidade, no decorrer de todos estes anos a instituição funcionou em instalações improvisadas cedido pela comunidade. Neste sentido, busca-se também análise sobre as perspectivas em relação à aquisição da nova estrutura. No âmbito dos procedimentos metodológicos para produção dos dados de análise, está sendo realizada tanto a pesquisa bibliográfica, como a pesquisa empírica. Da mesma forma, está sendo considerada a experiência vivida junto à realidade pesquisada. O interesse pela pesquisa é fruto da participação no processo de luta pela terra, da conquista do Assentamento e também da Escola. Neste contexto de lutas, o estudo sobre o Colégio Chico Mendes revela-se pela importância de ter sido a primeira Escola Itinerante a ser reconhecida no Estado do Paraná, sendo que, da mesma forma, toda a trajetória do Colégio foi e continua sendo palco de muitas lutas e conquistas.

Biografia do Autor

Fabiana Gonçalves de Souza Claudio, UFFS - Campus Laranjeiras do Sul
Academica do curso de Educação do Campo: CSH
Publicado
15-12-2017