AS PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS DE PRODUÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NA CASA FAMILIAR RURAL ENIO EDUARDO DALLA SANTA DE NOVA LARANJEIRAS/PR

  • Vera Maria Rossignol Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Resumo

Esse trabalho problematiza o ensino e a aprendizagem das práticas agroecológicas de produção, analisando o currículo escolar em uma escola do campo. A investigação é resultado de pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso na Casa Familiar Rural Ênio Eduardo Dalla Santa, localizada no município de Nova Laranjeiras, no Oeste do Paraná. Os dados foram obtidos por relatos de professores que atuam na escola. As análises das entrevistas aplicadas aos professores apontam que o currículo da escola é adequado à formação de Técnicos Agropecuários com ênfase em agroecologia. O currículo é pensado e desenvolvido em reuniões com os pais de alunos, alunos e membros da comunidade, juntamente com os professores da escola. Pudemos concluir que a Casa Familiar Rural de Nova Laranjeiras se configura como uma escola no campo e com educação do campo. Foi possível, através da pesquisa de campo, verificar o trabalho de professores comprometidos com a preservação do meio ambiente e a produção de alimentos com qualidade nutricional e sem uso de insumos químicos, os quais, em aulas teóricas e práticas, ministram conhecimentos adequados aos métodos agroecológicos.

Referências

CALDART, Roseli Salete. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDARTE, Roseli Salete (Orgs.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2002.

CASTRO, Josué. Geografia da fome: o dilema brasileiro - pão ou aço. Rio de Janeiro: Edições Antares, 1984.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2006.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Modo de Produção Capitalista: agricultura e reforma agrária. São Paulo: Labur Edições, 2007.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola, currículo e ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CARDOSO, Maria Helena Fernandes. (Org.) Escola Fundamental: currículo e ensino. Campinas-SP: Papirus, 1995.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ͣ ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado
14-12-2017