EXTENSÃO E ENSINO NO PROJETO “CIÊNCIAS & MOVIMENTO: UNIVERSIDADE EM AÇÃO”

  • Katia da Costa Leite Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus- Laranjeiras do Sul
  • Ana Lucia Crisostimo UNICENTRO- Guarapuava-PR

Resumo

O texto relata os resultados do projeto de extensão “Ciências & Movimento: universidade em ação” que, em 2017, oportunizou ações educativas na área de ciências naturais para acadêmicos e alunos da educação básica. Entre outras atividades destaca-se a realização de atividades extracurriculares no formato de oficinas, campanhas educativas, mostras de ciências ofertadas a professores e alunos da educação básica e superior. As atividades ocorreram nas escolas estaduais e particulares da educação básica e nas dependências do Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Experimentação em Ciências (LIDEC) da Unicentro. O traçado metodológico deste trabalho é de caráter qualitativo e documental. Como resultado depreende-se que investir no diálogo universidade-escola básica, na verticalização do ensino e na alfabetização científica em projeto de natureza extensionista promove a aprendizagem significativa de fundamentos científicos em todas as instâncias educacionais.

Biografia do Autor

Katia da Costa Leite, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus- Laranjeiras do Sul

Licenciada em Interdisciplinar em Educação do Campo- Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias- UFFS- Laranjeiras do Sul-PR

Mestranda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática- UNICENTRO- Guarapuava- PR

Ana Lucia Crisostimo, UNICENTRO- Guarapuava-PR
Possui graduação em Ciência Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1989), mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Pós-Doutorado no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR, Campus Ponta Grossa-PR. (2016). Professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste-Pr. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação inicial e continuada de professores e Educação Ambiental. Docente da disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas e Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Unicentro. Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Unicentro - PPGEN.

Referências

CEREZO, J. A. L.; BAZZO, W. A.; PALACIOS, E. M. G.; GALBARTE, J. C. G.; LINSSINGEN, I. V.; LUJÁN, J. L. Introdução aos estudos CTS. Cadernos de IberoAmérica. Ed. OEI, 1, 2003, 170p.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008

OLIVEIRA, B. C. O trabalho docente na verticalização do Instituto Federal de Brasília. Dissertação de Mestrado em educação. Universidade de Brasília. 2016. 170 p.

CRISOSTIMO, A. L. KIEL, C. A. BARBOZA, M. R. Saberes da escola Roteiros metodológicos de ciências e biologia. Guarapuava: Ed. Unicentro, 2015.

Publicado
11-12-2017