O CONTEÚDO DE ANUROS NA REDE ESTADUAL PÚBLICA DE ENSINO DO PARANÁ:

UMA ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO COM A BNCC

  • Maria Luiza Reviliau Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Josimeire Aparecida Leandrini

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar os livros didáticos de ciências do ensino fundamental e de biologia do ensino médio, para avaliar a adequação do conteúdo de anfíbios de acordo com a BNCC. Seguindo o que sugere a BNCC, verificou-se que o conteúdo de anfíbios foi abordado no livro “Ciência, sociedade e ambiente” porém de uma forma bem rasa. Todo o conteúdo “animais” está descrito em apenas 1 página, trazendo as características gerais de todos os animais. O livro apresentou também duas planilhas, uma com os grupos de animais vertebrados e outra dos animais invertebrados e os seus principais representantes. Não foram encontradas sugestões de materiais complementares e nem imagens de anfíbios. Além disso, o livro também não abordou as questões de ecologia e conservação. 

Publicado
18-04-2024